Muitos estudantes universitários experienciam ansiedade durante a época de exames. Esta ansiedade, a par com a autocrítica constantes, prejudicam de forma indelével o desempenho académico e o sucesso que os estudantes universitários ambicionam alcançar.
A verdade é que muitos estudantes universitários cometem erros comuns no seu dia-a-dia que, acabam por prejudicar e dificultar a obtenção dos resultados que pretendem, designadamente: o foco em exames passados que não correram como planeado ou o foco nas cadeiras difíceis que vão ter que fazer no futuro para conseguirem terminar o curso superior, a atenção que dão a demasiados estímulos em simultâneo, o estar constantemente a realizar multitasking e não discriminar o que é acessório daquilo que é essencial.
Sim, os erros são comuns e transversais a quase todos os jovens, mas não têm que ser cometidos ad eternum. Há sempre espaço para a mudança. Vamos começar hoje?
Vamos. Estamos cá para ajudar neste processo:
- Foca-te no presente (próximo exame para o qual estás a estudar);
- Foca-te no que consegues controlar (a preparação é a melhor forma de lidar com o efeito surpresa que pode surgir durante o exame);
- Utiliza auto-afirmações positivas: sê o teu maior aliado;
- Procura controlar a tua ansiedade com técnicas específicas (ex: contagem regressiva, descrição pormenorizada de um objeto, treino de visualização mental, auto-registo e paragem do pensamento);
- Não analises o teu desempenho durante a realização dos exames – não vai alterar nada. Só vais potenciar a auto-crítica, e tal comportamento não vai melhorar a tua nota final.
Boa sorte.