O Dr. Google é talvez o doutor mais bem visto do mundo. Está sempre à distância de um click, sempre disponível e responde a todas as minhas questões e dúvidas de forma imediata e com toda a certeza do mundo. Contudo, o Dr. Google não está a observar a forma como estou a fazer a pergunta, se estou emocionado(a) ou não enquanto tento fazer questões, se estou desesperado(a) ou se simplesmente já não sei mais o que fazer com aquilo que me assombra.
Vamos refletir sobre isto?
A consulta de Psicologia ou de qualquer área da saúde faz-se de DÚVIDAS. Não há certezas de nada, a ciência está sempre a evoluir, tal como o SER HUMANO. O que é certo agora, duvidamos daqui a 5 minutos. E está tudo certo, porque assim queremos saber mais e mais, temos mais curiosidade e, por isso, estudamos mais para compreender o Outro.
Por isso, ficam aqui algumas reflexões importantes para o Vosso dia-a-dia:
Não façam autodiagnósticos com base em pesquisa de resultados isolados no Dr. Google – Não é porque tenho alguns sintomas isolados, que tenho uma DEPRESSÃO.
Façam pesquisas em fontes fidedignas de informação, tenham em conta o fator de impacto do jornal em que o artigo foi publicado. Sejam críticos! A opinião de pessoas (sobre os quais vocês não têm noção do percurso académico) em redes sociais não são seguras. Procurem profissionais especializados – não adiem a Vossa saúde.
Não façam diagnósticos a familiares ou amigos com base em pesquisa de sintomas isolados tendo como ponto de referência vídeos que visualizaram nas redes sociais.
Não utilizem termos técnicos de forma leviana “é bipolar” “é esquizofrénico”.
Não se esqueçam “o Instagram não é terapia”. As redes sociais servem de ponte entre os serviços de saúde/profissionais e o Seu público. Permitem publicitar serviços, chegar a mais pessoas, a outros países, através de uma relação de maior proximidade. Contudo, a estratégia que resulta com o António pode não resultar com a Filipa. É por isso que existem profissionais que vão orientar a terapia, ajudar a compreender o percurso e testar estratégias.
