Vamos implementar um novo hábito? Estamos sempre a tempo.
A escrita terapêutica é um compromisso diário que deve ter consigo mesmo(a). Consiste, portanto, em passar todos os nossos pensamentos, ideias e problemas para o papel sem julgamentos ou filtros, contribuindo assim para o Seu autoconhecimento. Ao fazer esta tarefa todos os dias está a materializar todas as ideias que tem na Sua cabeça, tornando a organização mental mais clara.
Este hábito, quando praticado de forma regular, ajuda a gerar criatividade na forma como encara as situações e vai permitir ver e analisar os problemas através de “novos olhares” e perspetivas.
A escrita em papel ajuda-nos a ganhar consciência e a dedicar tempo à reflexão. E não ficamos por aqui, a escrita terapêutica ajuda a:
• Organizar pensamentos;
• Ter insight’s;
• Dar um novo significado às situações;
• Expressar emoções e sentimentos;
• Ampliar os conhecimentos sobre mim e sobre os outros;
Para além de todos os benefícios já abordados, a escrita terapêutica ajuda a organizar as ideias da pessoa para a própria terapia. Antes da consulta já define quais os tópicos que serão importantes abordar na consulta.
Mas “Doutora, não sei por onde começar” (…) “Comece apenas… Hoje. Sem medos. Vamos sem regras… aos poucos tudo começa a ganhar sentido.”
Dedicamos hoje 10 minutos do Nosso dia a praticar a escrita terapêutica? Vamos desligar dos ecrãs e ouvir mais as Nossas necessidades? Vamos sempre a tempo de iniciar uma nova rotina. Comece agora!
Aceita o desafio?
Experimente!
