O João acordou triste, desanimado e sem forças. Chega ao trabalho e diz aos colegas “Estou deprimido”. Vamos refletir sobre a situação do João?
O João partilhou com os colegas que hoje não está bem, acordou triste, desanimado e sem forças. E isso é ótimo. A partilha de emoções e sentimentos junto de colegas, amigos e familiares ajuda-nos a lidar melhor com o que estamos a viver e a sentir. Mas o João não está deprimido porque acordou HOJE assim. Então vamos lá ver, afinal o que é isto da DEPRESSÃO?
A depressão não é uma moda. Não é uma doença para os “que não querem trabalhar”, para os que “são preguiçosos” ou “para os que não querem fazer nada em casa”.
A depressão pode acontecer a qualquer pessoa, de qualquer idade, cultura ou género. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) é um dos problemas de saúde mais frequentes em todo o mundo. O estar deprimido é, por isso, uma experiência única e subjetiva.
Mas afinal qual é a diferença entre estar triste ou estar deprimido?
De forma simples, podemos dizer que a grande diferença entre estar triste ou deprimido diz respeito à intensidade dos sintomas e duração dos mesmos. Ou seja, todos nós experienciamos em determinadas fases da Nossa vida tristeza e isso é totalmente normativo, mas é também expectável que essa tristeza passe com o tempo. Já no caso da depressão – Perturbação do Humor – os sinais e sintomas vão muito além da tristeza. Na depressão, os sinais e sintomas causam um sofrimento tão significativo que a pessoa não consegue desempenhar os Seus papéis e funções como fazia habitualmente, como por exemplo, em tarefas de auto-cuidado, tarefas laborais, entre outras. A forma como a pessoa se sente e age chega mesmo a afetar as relações familiares, sociais e laborais, portanto, podemos afirmar que a depressão afeta o dia-a-dia e a funcionalidade da pessoa, afetando a auto-estima, auto-confiança, motivação, qualidade de vida e bem-estar.
Assim, o diagnóstico de Depressão ocorre quando estamos perante um conjunto de alterações nos nossos pensamentos, comportamentos e no nosso humor que duram algumas semanas. Sim, muitas das vezes o mundo passa a ser “vejo tudo preto. Parece que a vida deixou de ser colorida”.
Já passou por isto? Sente-se incapaz de lidar com estes pensamentos, emoções e sentimentos? Peça ajuda.